O Centro de Estudos Africanos para Desenvolvimento e Inovação (CEADI), é um Think Tank  filantrópico de investigação científica, de âmbito internacional, cuja finalidade primeira consiste na democratização do conhecimento por meio da produção, publicação e difusão dos estudos com abordagens críticas face aos desafios prementes das sociedades contemporânea.

CEADI é uma iniciativa de jovens cientistas, professores universitários, profissionais cabo-verdianos e dos demais países da CPLP, com provas dadas e ligadas às mais diversas áreas do saber. Somando um total de 37 membros, dentre as quais, Doutores, Pós Doutores, Mestres e Licenciados.

Os nossos principais valores orientam a maneira como empreendemos nosso trabalho.

Nós acreditamos na: equidade, transparência, sustentabilidade, corresponsabilidade, solidariedade, cidadania africana, justiça social, multiculturalidade e respeito pelas diferenças, criatividade e inovação, participação e liberdade.

Garantir que o conhecimento gerado através dos estudos e investigação sejam plenamente utilizados e colocados a disposição dos cidadãos com vista a promover uma África integrada, próspera, pacífico e fundamentado sobre os valores científicos. Com base nesta visão definimos como missão principal promover a cultura de investigação científica, tecnológica e inovadora, que influencia comportamentos para o desenvolvimento, tanto a nível local como regional.

O CEADI é uma organização de produção de pesquisa de alta qualidade e Inovação, com forte credibilidade nacional e internacional, pelos resultados das suas ações, para o desenvolvimento de Cabo Verde e do mundo. O Centro adota uma cultura que coloca particular destaque nas pessoas e nos critérios rigorosos de qualidade e transparência, do bem-estar e da justiça social na persecução dos seus fins.  

Estabelecer parte de uma concepção integral do desenvolvimento, da inovação, da ciência, dos direitos humanos, do reconhecimento explícito da necessidade de incorporar e promover a perspectiva de gênero, a participação cidadã, a justiça social, a interculturalidade e a sustentabilidade.

Partimos da convicção de que a sociedade civil é capaz de transformar processos e âmbitos da vida pública que a concernem de duas formas: de cima (de cima para baixo ), articulando a autoridade com informações relevantes sobre alternativas, custos sociais, deficiências, más práticas e recomendações específicas; e de baixo para cima , promovendo e capacitando a participação dos cidadãos e de setores e povos historicamente excluídos na reivindicação de seus direitos.
 
O CEADI, definiu desde cedo a sua estratégia na investigação científica pró-desenvolvimento e pró-inovação em África, enraizado numa descrição de que a produção científica, tecnologica são pressupostos imprescindíveis ao desenvolvimento.  Neste sentido definimos como prioridades áreas estratégicas como:
  • Educação, Conhecimento e Competências,
  • Cidadania africana e direitos humanos,
  • Governança e advocacia,
  • Redes e Parcerias

As estratégias de trabalho do CEADI são as seguintes: Propor e implementar soluções criativas para problemas públicos, caracterizadas pelo rigor na investigação aplicada e interdisciplinar (advocacia baseada em evidências)

  • Exercitar e promover litígios e comunicação estratégica,
  • Gerar e fomentar alianças e trabalho articulado com diversos atores sociais,
  • Diálogo com atores públicos,
  • Usar ferramentas analíticas, como acesso a informações, análise de orçamento e uma abordagem de direitos humanos,
  • Use novas tecnologias de informação e comunicação,
  • Promover a aprendizagem horizontal e a capacitação de vários atores sociais,