O Fórum sobre a Participação das ONGs: CEADI participa na 67ª Sessão Ordinária da Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos

O Presidente do Centro de Estudos Africanos para Desenvolvimento e Inovação, Guedson Rompão, participa no Fórum sobre a participação das ONGs na 67ª Sessões Ordinárias da Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos, nos dias 9 a 11 de novembro de 2020 de forma virtual.

O Fórum este ano decore de forma virtual através plataformas digitais devido o atual  contexto epidêmico da Covid 19 em  que vivemos. 

A reunião iniciou com o discurso de abertura da Diretora Executiva do Centro Africano para a Democracia e Estudos de Direitos Humanos (ACDHRS) a Sra. Hannah Forster. 

O Fórum visa consolidar a colaboração entre e entre as ONGs para melhorar a parceria com os mecanismos africanos de direitos humanos para A África que queremos, conforme estipulado na Agenda 2063 da União Africana, com vista a adotar estratégias para a implementação de resolução da Comissão Africana sobre ‘Direitos Humanos e dos Povos, a promoção e proteção dos direitos humanos, boa governança, paz e desenvolvimento na África a pós-COVID19,  como pilar central da resposta bem-sucedida ao COVID-19 e recuperação de seus impactos sociopolíticos.

O Centro Africano para Estudos de Democracia e Direitos Humanos (ACDHRS) é uma ONG regional de direitos humanos independente e sem fins lucrativos com sede em Banjul, Gâmbia. Foi criado em 1989 por uma Lei do Parlamento da República da Gâmbia. No entanto, em 1995, o Centro Africano foi relançado, revogando assim a Lei e, assim, tornando o Centro uma ONG verdadeiramente independente, autônoma e pan-africana.

O Centro Africano constrói pontes entre organizações intergovernamentais (IGOs) e organizações não governamentais (ONGs), bem como entre ONGs. Mantém redes de comunicação, treinamento e pesquisa entre ONGs.