LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE IMPRENSA E O COMBATE Á DESINFORMAÇÃO

No quadro do programa “Quem se Importa?”, um fórum de debate, reflexão e a promoção da boa cidadania com a missão principal de informar/formar sobre os sistemas e mecanismos dos direitos humanos que tem como filosofia a solidariedade a não indiferença e a justiça social, o Centro de Estudos Africanos para Desenvolvimento e Inovação, organiza o Debate “Liberdade de Expressão, de Imprensa e o Combate á Desinformação”, que acontece no dia 03 de junho, próximo sábado a partir das 15:00 (hora de Cabo Verde, via plataforma digital com a transmissão na página do Facebook.


São oradores:


Karine Andrade Ramos, Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com Curso de Aperfeiçoamento conducente ao Mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais, pela mesma Faculdade.
É Conselheira da Autoridade para a Comunicação Social – Cabo Verde, desde julho de 2015 e Docente da Universidade de Santiago lecionando as disciplinas de Direito Comunitário e Direito Constitucional II.
Foi Consultora Jurídica do Ministério da Cultura de Cabo Verde e desempenhou o cargo de Assessora Jurídica no Ministério da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território.


Coordenou o Departamento Jurídico da Tecnicil SGPS, o Departamento de Recursos Humanos do Instituto Nacional de Previdência Social de Cabo Verde. Vice-presidente e secretaria da Assembleia Geral da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, foi coordenadora de Estágio para estudantes de Cabo Verde e Timor Leste, no âmbito do protocolo assinado entre a OACV e o Ministério de Justiça de Timor.
Prestou ainda assessoria jurídica à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Foi docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Jurídicas e Regente das Disciplinas de Direitos da Família e Menores e Contextos e práticas de Serviço Social no âmbito da Justiça.
Foi docente no Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, nas disciplinas de Direito Comercial, Direito Fiscal e Noções Fundamentais de Direito e ainda na Universidade Intercontinental de Cabo Verde na disciplina de Ética e Instrumento Legal. Ë docente da Universidade de Santiago lecionando as disciplinas de Direito Comunitário e Direito Constitucional II.

Vlademiro Furtado, Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Brasil e, atualmente, vem atuando na área de docência na Universidade de Cabo Verde, nos cursos de Graduação e Pós-graduação no Campo das Ciências Sociais e Humanas.


Além da docência atua também nas áreas de Investigação/pesquisa no âmbito da qual conta com publicações de artigos científicos cobrindo os campos da Ciência Política, Filosofia, Relações Internacionais e Integração Regional. Ainda, em termos acadêmicos é membro do grupo de pesquisa “Processos Participativos na Gestão Pública e Parecerista da “Revista Debates” ambos vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


A moderação esta a cargo da Jurista Katy Fernandes.