Dia Mundial da Saúde 2020: Data homenageia profissionais de enfermagem e obstetrícia.

Assinala-se esta terça-feira, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que, este ano, celebra o trabalho dos profissionais de enfermagem e obstetrícia e lembra o papel crítico que desempenham.

Desde a sua criação na Primeira Assembleia de Saúde, em 1948, e desde que entrou em vigor em 1950, esta efeméride pretende conscientizar para um tema específico da saúde, destacando uma área prioritária de preocupação para a OMS.

Em 2020, esta data é dedicada ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem e obstetrícia, sendo o objetivo da OMS destacar o status atual destes profissionais em todo o mundo.

Assim, a OMS e seus parceiros farão uma série de recomendações para fortalecer a força de trabalho dos profissionais de enfermagem e obstetrícia.

De acordo com a OMS, isso será vital para alcançar metas nacionais e globais relacionadas com a cobertura universal de saúde, saúde materna e infantil, doenças infeciosas e não transmissíveis, incluindo saúde mental, preparação e resposta a emergências, segurança do paciente e entrega de serviços integrados e centrados nas pessoas.

Num ano marcado pela pandemia de Covid-19, a OMS lembra ainda que enfermeiros e outros profissionais de saúde estão na vanguarda da resposta e que o seu papel é indispensável, através da prestação de cuidados e tratamentos de qualidade, liderando o diálogo comunitário para fazer face a medos e dúvidas e, em alguns casos, coletando dados para estudos clínicos.

O Dia Mundial da Saúde é marcado por atividades que se estendem além do dia em si e serve como uma oportunidade para concentrar a atenção mundial em aspetos importantes da saúde global.

Para saber mais, consulte:

OMS Dia Mundial da Saúde 2020