Com mais de 800 anos de história, a Língua Portuguesa vê celebrar a 5 de maio de 2020 a sua primeira efeméride enquanto Dia Mundial da Língua Portuguesa, declarada pela UNESCO em novembro de 2019. Este é sem dúvida um marco importantíssimo na celebração da importância que a língua tem na formação da cultura e identidade de um povo.
O Português é atualmente falado por mais de 260 milhões de pessoas dispersas pelos cinco continentes. É língua oficial dos países-membros da CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e, ainda, Macau.
Deve ser considerado como um organismo vivo, que vai contemplando transformações à medida que os seus falantes, à medida que suas comunidades evoluem. É um agente ativo na formação de ideologias, na criação de narrativas, na construção de realidades.
A Língua Portuguesa é sinónimo de aventura, de coragem e saudade, de resiliência e perseverança. É sinónimo de pluralidade e multiculturalidade, de razão e emoção. Através das suas múltiplas formas de expressão, da música, da escrita ou da oração, molda os nossos pensamentos e sentimentos, materializa os nossos sonhos e experiências, (re) cria as nossas existências.
É o elo entre pessoas, culturas e povos, uma ponte global. É conexão ao passado e a ligação com o futuro promissor, repleto de possibilidades e oportunidades. Um futuro assente na valorização de todas as vozes, de todas as cores, de todos os sabores.